sobre nós . processo produtivo

processo produtivo

tradição aliada à inovação

Enquanto perpetuamos a tradição e recorremos a alguns métodos e máquinas antigas, adaptámos constantemente os nossos processos para sermos mais sustentáveis e ecológicos, sempre com foco na alta qualidade dos nossos produtos.

O recurso a métodos tradicionais, como a utilização de farinha alimentar no processo de polimentos dos fios, por exemplo, mantém esta ligação às raízes do setor. Ao mesmo tempo, atentos às mudanças e constantes inovações da indústria, reinventamos e ajustamos máquinas e processos internos de forma a atendermos às necessidades específicas de cada pedido.  

Desta forma, a Enfios permite-se dividir  em dois tipos de produção: produção em “massa” e produção personalizada e adaptada às necessidades dos nossos clientes.

extrusao (321 x 183 px)

extrusão

Equipados com maquinaria especializada em 2 tipos de extrusão: polietileno (PE) e ráfia (PP).  A extrusora de PE permite-nos obter monofilamento de elevada resistência com diversas espessuras e cores. A extrusão de ráfia está direcionada essencialmente para o fabrico de fio agrícola altamente resistente e destinado para a aplicação em máquinas de enfardar industriais.

enfios_fabrica_01 (321 x 183 px)

torção

O nosso processo de torção subdivide-se em dois tipos: torção primária (S) e torção secundária (Z), permitindo obter fios com diferentes acabamentos.

Os nossos equipamentos de torção estão aptos a trabalhar com diferentes tipos de matérias-primas entre as quais polietileno, algodão, nylon, juta e linho.      

enfios_fabrica_05 (321 x 183 px)

processo de entrançar

Estamos equipados com várias máquinas de entrançar, possibilitando-nos o fabrico de fios e cordas com diferente número de tranças (8, 16 e 24), diâmetros (desde 1.5MM a 24MM) e matérias-primas de cores variadas.

enfios_fabrica_02 (321 x 183 px)

processo de bobinar

Recorrendo a um processo de bobinagem tradicional sustentado na nossa mão de obra especializada, através do mesmo é possível obter bobines com diferentes pesos e dimensões (4, 6, 8 e 10 polegadas), trabalhar diferentes materiais e acabamentos.

enfios_fabrica_04 (321 x 183 px)

apresentação

As nossas máquinas estão aptas a produzir diferentes categorias de apresentação  do produto final consoante a estrutura e características dos fios ou da corda respondendo um alargado sortido de clientes (desde grandes indústrias ao consumidor final). 

enfios_fabrica_03 (321 x 183 px)

controlo de qualidade

Sempre com o propósito de oferecer produtos de grande qualidade, submetemos grande parte da nossa produção a testes laboratoriais periódicos, onde testamos a densidade e resistência das fibras que constituem os fios e, principalmente no caso de fios para o setor alimentar, as suas características microbiológicas.